NoSQL - Trabalhando com Cassandra
David S. Souza¹, Adriano Ferraz²
1
Curso de Sistemas de Informação - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Santa Helena de Goiás, GO – Brasil
² Professor efetivo no curso de Sistemas de Informação - Universidade Estadual de
Goiás (UEG)
Mestrando em Ciência da Computação - UFG. david.souza@siagri.com.br, adrianoferraz_aia@hotmail.com
Abstract. This article explained and exemplify what are NoSQL database, which its usability and advantages comparing to a relational database. As use case the database Apache Cassandra, an open-source project that is currently used by large companies in the technology will be used..
Resumo. Este artigo explicara e exemplificará o que são banco de dados
NoSQL, qual sua usabilidade e vantagem comparando-se a um banco relacional. Como caso de uso será utilizado o banco de dados Apache
Cassandra, um projeto open-source que atualmente é utilizado por grandes empresas do ramo de tecnologia.
1. Banco de Dados
Na década de 70 surgem os primeiros bancos de dados relacionais, os quais dominaram o mercado firmando-se como solução para armazenamento e gerenciamento de dados. O modelo relacional possui esta definição por ser basicamente baseado em: relações, entidades (tabelas), atributos (colunas) e tuplas (linhas).
As principais características de um SGBD relacional são: controle de concorrência, segurança, recuperação de falhas, controle de restrições de integridade entre as entidades ou objetos do banco e gerenciamento de armazenamento.
De acordo com Silberschatz (2008):
“A execução de transações em um SGBD deve obedecer a algumas propriedades a fim de garantir o correto funcionamento do sistema e a respectiva consistência dos dados. Estas propriedades são chamadas de propriedade ACID: Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade. ”
Com o expansão da WEB, vieram novas necessidade onde se destaca principalmente o