Nos e blocos funcionais
Pinos.
Pino Reset - Quando ativado, reseta o contador e em suas saídas forma-se o endereço zero, onde todas as linhas de endereçamento vão a nível lógico zero.
Pino Clock - Entrada de sinal de onda quadrada, pode ser de um gerador externo ou do próprio processador. Sua freqüencia determina a velocidade com que são feitos os processamentos de dados.
Pino de Endereçamento - São as saídas do bloco contador, nomeadas coma letra A e numeradas a partir do zero. A quantidade de linhas de endereçamento depende do que cada fabricante colocou em seus microprocessadores.
Pino de Dados - Ligados ao bloco controlador de fluxo de dados, são nomeados com a letra D e numeradas a partir do zero. A quantidade de linhas de dados indica a "potencia" do processador e depende do fabricante.
Pino Read - Pino de saída de sinal elétrico. Quando ativo, o microprocessador informa aos dispositivos que ele fará uma leitura.
Pino Write - Pino de saída de sinal elétrico. Quando ativo, o microprocessador informa aos dispositivos que ele fará uma escrta.
Pino Memory - Pino de saída de sinal elétrico. Quando ativo, o microprocessador informa que trabalhará com as pastilhas de memória apenas, e não com os periféricos.
Pino I/O ( Input/Output) - Pino de saída de sinal elétrico. Quando ativo, o microprocessador informa que trabalhará com os periféricos apenas.
Pino +Vcc - É a alimentação por tensão contínua. Atualmente a tendência é diminuir a tensão de alimentação, pois com os clocks cada vez mais altos, a movimentação de dados e, portanto os elétrons dentro do processador é muito intensa gerando calor. Devido a isso atualmente é necessário o uso de coolers para resfriamento dos microprocessadores.
Blocos Funcionais.
Bloco Contador de Endereços - Trata-se de um contador binário que tem sua contagem controlada pelas instruções do microprocessador.