Noruega
A monarquia norueguesa remonta mais de mil anos. Harald Fairhair, considerado como o primeiro rei norueguês, uniu os reinos insignificantes da Noruega em um único reino em cerca de 885 Desde o tempo de Harald Fairhair até os dias de hoje, a Noruega teve mais de 60 soberanos nomeados. O atual rei pertence à Casa de Glücksburg, que governou Noruega desde 1905.
Embora a história norueguês remonta muitos séculos, Noruega moderna como uma nação independente é relativamente jovem. Em 1380 a Noruega ea Dinamarca foram fundidos em um único monarca, mas a Noruega foi dado um papel subordinado na união e veio cada vez mais sob controle dinamarquês. A união com a Dinamarca foi dissolvida em 1814, no rescaldo das guerras napoleônicas. Por um breve momento, a Noruega voltou a ser uma nação independente, elaborar a sua própria constituição. Apenas alguns meses depois, no entanto, a Noruega foi obrigado a entrar em uma união com a Suécia - desta vez como nação independente, mas com um rei comum e da política externa comum.
Em 1905, a união da Noruega e da Suécia foi dissolvida, e Noruega escolheu seu próprio monarca: o rei Haakon VII.
II Guerra Mundial
As tropas alemãs invadiram a Noruega em 9 de abril de 1940, planejando para capturar o Rei eo Governo, a fim de forçar o país a se render. No entanto, a família real, o Governo ea maioria dos membros do Storting conseguiram fugir antes que as forças de ocupação chegou a Oslo.
O cruzador pesado Blücher navegou para o Oslofjord nas primeiras horas da manhã de 09 de abril. Acompanhado por vários navios, o Blücher era o transporte de tropas alemãs para a capital. Sua tarefa era prender o rei e os membros do Governo de obrigar Noruega capitular imediatamente.
Invasão
As embarcações alemãs foram vistos pela primeira vez pela guarda costeira norueguesa no Færder farol e, posteriormente, Bolærne Fort no Fiorde de Oslo. Notificação de se aproximar dos navios de guerra estrangeiros foi enviado para Oscarsborg