Normas
Yara Christina Cesário Pereira Artigo científico é um procedimento formal para a divulgação de conhecimentos, novos ou antigos, resultados de pesquisa, etc, veiculado em revistas e eventos científicos, como congressos, simpósios, etc. Pretende explorar uma idéia, partindo de uma hipótese, articulando-a com as formulações de diversos autores sobre o que já foi escrito e pesquisado. Tem por objetivo demonstrar, mediante argumentos, uma resposta para a hipótese sugerida. Acima de tudo, um artigo científico é uma reflexão através de argumentação, baseada em idéias e/ou fatos que comprovem ou sugiram respostas ou novas idéias e/ou caminhos de pesquisa.
Segundo a UFPR (2002), artigo científico é um texto com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, processos, técnicas e resultados nas diversas áreas do conhecimento, e deve ainda ter discussão com diversos outros autores, preferencialmente atuais.
ESTRUTURA DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
1. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Cabeçalho (título e autores), resumo, palavras-chave.
2. ELEMENTOS TEXTUAIS a) Introdução: abordar o tema central do artigo, relacionando-o com a bibliografia consultada, explicitando os objetivos, bem como a justificativa do artigo. É aqui que o autor irá situar o leitor na temática a ser desenvolvida no corpo do texto. b) Desenvolvimento: é a parte mais importante do trabalho em que o autor expõe suas idéias, fundamentando-as teoricamente, discutindo conceitos e metodologias, articulando com pensamentos de outros autores, respeitando os devidos direitos autorais que a citação exige (veja formatação: citação). O desenvolvimento pode ser subdividido em etapas, conforme segue:
- Metodologia: é a descrição das técnicas, métodos, sujeitos, etc, com a maior clareza possível de forma que outros autores possam contextualizar e aplicar em suas pesquisas.
- Resultados e Discussão: é interessante que o autor possa apresentar e discutir os resultados obtidos