Normas e medidas sustentaveis
Casas modernas e ecologicamente corretas são projetadas utilizando-se soluções sustentáveis desde a estrutura até o acabamento. Sabendo da crescente necessidade de se conciliar desenvolvimento social e econômico com a preservação do planeta, cada vez mais pessoas têm buscado soluções sustentáveis para tarefas do dia a dia. Atualmente, a sustentabilidade doméstica foi além de separar o lixo orgânico do reciclável. Já é possível ver casas modernas com projeto de arquitetura não somente bonito, mas também altamente sustentável que, além de preservar os recursos do meio ambiente, ainda prezam pela economia financeira dos seus proprietários e moradores, sem abrir mão do conforto com o qual já estamos todos acostumados.
Com um projeto bem feito, é possível construir uma casa sustentável sem gastar muito mais por isso. Geralmente, a maioria dessas tecnologias se paga sozinha com a economia que geram, sem falar que valorizam a construção no caso de uma futura venda.
O projeto: O que é preciso saber antes de começar?
Antes de sair comprando todos os produtos ecológicos que podemos encontrar por aí, é preciso levar alguns fatores em consideração. Como exemplo, não é interessante instalar um aero gerador (gerador de energia que usa como matéria prima o vento) em um local onde raramente venta. Obviamente será muito investimento para pouco retorno. Ou mesmo instalar um módulo fotovoltaico para captação da energia solar em um local com fornecimento de energia convencional, pois não é viável financeiramente, dado que essa tecnologia não alimenta máquinas de uso doméstico, como micro-ondas ou lavadora de roupas.
Por isso é fundamental iniciar a construção com um projeto feito por profissionais capacitados que irão analisar a sua necessidade e saberão exatamente quais tecnologias serão viáveis em relação ao meio em que a construção será erguida, evitando assim desperdícios tanto ambientais quanto financeiros.
1.0 Materiais de