Normas para indicação de referencias
A norma NBR6023(2000, p.1) da ABNT"fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação" sendo aplicada, ainda, à referenciação de multimeios (microformas, mapas, gravações, filmes etc.) e documentos diversos. Portanto, destina-se à compilação de elementos a serem incluídos em referências.
As referências podem aparecer em nota de rodapé ou em fim de capítulo ou texto, em listas sinalíticas ou analíticas e, ainda, encabeçando resumos e recensões. As sinalíticas apresentam apenas a identificação dos textos, e as analíticas são aquelas que apresentam anotações do conteúdo dos textos.Aindicação dos elementos de uma referência deve ser retirada da página de rosto ou de outras fontes de informação equivalentes. Para referência de parte ou capítulo de uma obra, os elementos devem ser retirados dessa parte e não do sumário da publicação.
As referências podem ser indicadas por elementos essenciais e por elementos complementares, conformediscriminadoaseguir:
1-Elementos essenciais: são aqueles indispensáveis à identificaçãode qualquer documento.
•AUTOR(es)
•TÍTULO, subtítulo(se houver)
•EDIÇÃO
•IMPRENTA(local, editora e data)
AUTOR. //Título. //Edição. //Local: /Editora, /Data. as barras (/), colocadas no exemplo, indicam os espaços que devem ser observados entre eles.
D'ONOFRIO, S. SãoPaulo:Atlas, 1999. 120p
.
2) Elementos complementares: são aqueles que, acrescentados aos essenciais, permitem uma melhor caracterizaçãodos elementos referenciados.
12
• INDICAÇÕES DE RESPONSABILIDADE (ilustrador, tradutor, revisor, adaptador, compilador etc.)
• DESCRIÇÃO FÍSICA (nº de páginas ou volumes, ilustrações, dimensões, série editorial ou coleção, notas e ISBN (International Standard Book Numbering), entre outros) AUTOR. //Título. /Subtítulo. /Tradutor. //Edição. //Local: /Editor, /data.