Normas iso 9000. iso 9001 e iso 14000
CURITIBA
2012
-------------------------------------------------
ISO 9000 e ISO 9001
A ISO 9000 não é uma norma em específico. É uma expressão que designa um grupo de normas técnicas criadas para estabelecer um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral.
ISO é uma sigla que referencia o conceito de igualdade. Isto porque o sistema prevê que todos os produtos sejam submetidos ao mesmo processo produtivo. Todavia, é muito comum confundir a denominação com o nome da própria organização que as regulamenta.
As normas ISO são redigidas e publicadas pela IOS, International Organization for Stanndardization. Esta é uma organização não governamental, fundada em 1947, em Genebra, Suíça, e atualmente presente em 162 países. Tem por objetivo promover a normatização produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.
A família ISO 9000 de normas técnicas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços, abrangendo todos os tipos de companhias.
A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade (elementos facilmente identificáveis pelos clientes), aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes.
As auditorias externas são realizadas por Órgãos Certificadores. Estas são empresas que possuem o know-how e a designação necessária para atestar a correta adoção das normas pelas organizações.
A primeira norma ISO 9000 foi criada em 1987 e possuía estrutura