Normas de segurança
PROCEDIMENTOS DE
SEGURANÇA
1. Trabalhar com atenção.
2. Conservar a ordem e limpeza de laboratório.
3. Não utilizar o laboratório na ausência do professor.
4. Os extintores de incêndio deverão ficar sempre em lugares de livre acesso.
5. É expressamente PROIBIDO FUMAR nos laboratórios.
6. Não é permitido beber e nem comer no laboratório.
7. Em caso de acidente, deve ser procurado imediatamente o professor, orientador ou pesquisador, mesmo que não haja danos pessoais ou materiais.
8. Bolsas, agasalhos ou qualquer material estranho ao trabalho não devem ser colocados sobre a bancada de laboratório.
9. É obrigatória a comunicação de situações anormais, quer de mau funcionamento de equipamentos, vazamento de produtos, falha de iluminação, ventilação ou qualquer condição insegura, aos responsáveis pelo setor para imediata avaliação dos riscos.
10. É proibido o uso de sandálias, chinelos e shorts durante as atividades práticas; É obrigatório o uso de: Cabelos compridos presos e de calça comprida nos trabalhos realizados nos laboratórios didáticos.
11. Não é permitido retirar ou guardar qualquer tipo de material. Peça ao técnico ou ao professor.
12. Os armários dos materiais não podem ser usados como guarda-volumes.
13. Conhecer o funcionamento dos equipamentos antes de operá-los;
14. Ao acender o bico de Bunsen (ou lamparina), conservá-lo a uma distância conveniente e nunca usar roupas de material inflamável. Nunca deixá-lo aceso se não estiver sendo usado. Ao apaga-lo, abafe!
15. Ao misturar ou aquecer substâncias, conservar o rosto o mais distante possível das mesmas. Se a operação for feita em tubo de ensaio, não dirigir a abertura do mesmo para outras pessoas presentes no laboratório.
16. Na armação de uma aparelhagem use sempre suportes, garras, aros, tripés e blocos de madeira. Evite arrumações instáveis.