Normas De Seguran A
Em um laboratório de química, é primordial que o aluno assuma uma postura cuidadosa e responsável durante as experiências. Estes cuidados têm o objetivo não só de evitar acidentes, como também de diminuir o gasto dos reagentes, geralmente muito caros. Não se deve ter medo de se manusear os reagentes, vidrarias ou equipamentos, pois dessa forma, aumentará os riscos do trabalho, deve-se apenas ter cautela para se trabalhar, evitando assim acidentes. A concentração sobre o trabalho e o conhecimento sobre o mesmo são fatores importantíssimos no combate aos acidentes. Muitas das experiências realizadas durante o ensino de química são seguras, desde que efetuadas com seriedade. Normas gerais:
O trabalho em laboratório exige concentração. Não converse desnecessariamente, nem distraia seus colegas.
NORMAS PESSOAIS Adaptar-se ao uso de óculos de segurança, máscaras luvas e sapatos.
Usar jaleco de forma correta: sempre fechado, de preferência de manga longa e com tamanho abaixo do joelho. Evitar usar roupas com tecidos sintéticos e inflamáveis e o jaleco deve ser preferencialmente longo (não usar roupas que expõe o corpo) Não usar lentes de contato pois são danificadas por produtos químicos.
Não cheirar nem provar nenhum produto químico. Não pipetar nenhum tipo de produto com a boca. Não levar às mãos a boca ou aos olhos, quando estiver manuseando produto químico
. Não colocar nenhum alimento nas bancadas, gavetas e geladeira do laboratório e nem se alimentar dentro do mesmo. Não utilizar vidrarias como utensílios domésticos. Lavar bem as mãos e os braços, quando terminar de manusear produtos químicos.
Usar a capela, máscaras, luvas e ter um extintor por perto, sempre que trabalhar com reações explosivas, tóxicas ou cuja periculosidade seja desconhecida. Não utilizar reagentes sem rótulos. Não trabalhar com reagentes inflamáveis perto de chama. Não aquecer reagentes em sistemas fechados e