Normas de padronização
GEORGE VITORINO 20 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO
ISO - INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION
É uma entidade que atualmente congrega os grémios de padronização/normalização de 170 países. Fundada em 23 de Janeiro de1947, em Genebra, na Suiça, a ISO aprova NORMAS internacionais em todos os campos técnicos. Popularmente conhecida como ISO: 1. PORTUGUÊS BRASIL: Organização Internacional Padronização 2. PORTUGUÊS EUROPA: Organização Internacional Normalização; 3. INGLÊS: International Organization for Standardization; 4. FRANCÊS: L'Organisation internationale de normalisation). para de
CLASSIFICAÇÃO
Normas Técnicas, como por exemplo as da ABNT; Classificações, como por exemplo, os códigos de países (PT / PRT / 620 para Portugal; BR / BRA / 076 para Brasil); Normas de Procedimento, como por exemplo as de gestão da qualidade, de acordo com a ISO 9000.
ISO EM OUTROS PAÍSES
ANGOLA - Istituto Angolano de Normalização e Qualidade (IANORQ); MOÇAMBIQUE - Istituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ); PORTUGAL - Instituto Português da Qualidade (IPQ); BRASIL - Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA - American National Institute (ANSI); ALEMANHA - Deutsces Institut für Normung (DIN).
APLICAÇÃO DO PADRÃO “DIN”
• PADRÃO DIN (Deutsces Institut für Normung ):
Há atualmente cerca de trinta mil padrões DIN, cobrindo todos os campos tecnológicos. Alguns padrões ISO foram criados a partir de padrões DIN anteriores, como DIN 476 para tamanhos de papéis, de 1922, que introduziu o tamanho A4, e que foi adotado como padrão internacional ISO 216 em 1975. •Conectores DIN são um exemplo de muitos padrões criados pelo DIN que se espalharam para todo o mundo. •Conector RCA (também conhecidos como Cinch ou bananas) Utilizados em equipamentos eletrônicos e seu nome deriva de "Radio Corporation of America", empresa que introduziu o tipo de conector no mercado em meados dos anos 40.
NORMAS