Normas de laboratorio de quimica
A química é uma ciência experimental e se ocupa especialmente das transformações das substâncias, de sua composição e das relações entre estrutura e reatividade. Os princípios fundamentais em que a química se apóia são baseados em fatos experimentais, razão pela qual o estudante deve dedicar grande parte de seu esforço de aprendizagem a aperfeiçoar-se em métodos de execução de trabalho experimental, e para isso, é fundamental que possua noções de como utilizar vidrarias e equipamentos em um laboratório de química.
Existem muitas variedades de riscos nos laboratórios de química, pois a quantidades de matérias letais, tóxicas, corrosivas, irritantes, inflamáveis são gigantesca, além de utilização de equipamentos que transmitem determinados riscos, como alteração da temperatura, radiações e ainda trabalhos que utilizam agentes biológicos patogênicos.Os motivos para ocorrência de acidentes nos laboratórios são grandes, mas resumidamente são: instruções não adequadas, supervisão insuficiente do executor e/ou inapta, uso incorreto de equipamentos ou materiais de características desconhecidas e alterações emocionais.
Para maior segurança, ao se trabalhar em um laboratório, é necessário conhecer e obedecer todas as normas de segurança, conhecer os equipamentos e as substâncias que serão usadas, além de saber manuseá-los, e caso haja algum acidente, é necessário saber como proceder a fim de evitar piorá-los.
Desenvolvimento
Normas de utilização de equipamentos de proteção individual
(EPI) e conduta em laboratório de Química
1. Usar sempre bata (jaleco, guarda pó), calça comprida, sapato fechado (ou tênis), óculos e máscaras (quando necessário);
2. Só entre no laboratório após estar usando os EPIs necessários ao experimento e sempre acompanhado de outra pessoa. Nunca trabalhe sozinho; 3. Não fume, não coma, não beba e não durma dentro do laboratório;
4. Durante a aula, ouça com muita atenção as instruções do professor ou responsável; 5.