Normas de estoque
Para o bom andamento de um departamento temos que priorizar alguns pontos, o primeiro seria um bom controle de entrada e saída dos produtos, em segundo a comunicação entre os departamentos correlacionados e por ultimo a organização da locação dos materiais e a limpeza. Abaixo temos dois fluxogramas detalhando o fluxo do material e da documentação dentro da empresa.
FLUXOGRAMA DA ENTRADA DE MATERIAL PARA SER ARMAZENADO NO ESTOQUE.
Veremos a seguir uma explicação detalhada de todo o procedimento na entrada de material na empresa:
✓ ENTRADA DE MATERIAL : Todo material que for entrar na empresa terá um pedido emitido pelo Depto. Comercial, o conferente verifica os dados da nota fiscal com o pedido, os itens mais importantes a serem verificados são : ▪ O nome da empresa : verificar se é nossa e se esta com o nome correto e completo, ▪ Endereço : Verificar se o endereço está completo, ▪ CFOP : Verificar se o código fiscal de operação corresponde com a transação, ▪ Descrição do material : Verificar se a descrição do material constante na nota confere com o pedido emitido, qualquer divergência comunicar o administrativo. Se o material não bater com o pedido, entrar em contato com o setor administrativo para poder verificar qual a divergência e qual a solução a ser tomada.
✓ CONFERENCIA DA NOTA FISCAL : Tanto no item acima como nesse a conferencia é muito importante, após ter verificado o procedimento acima o conferente terá que verificar também se a nota fiscal esta corretamente preenchida e se os valores e o peso do produto corresponde com o pedido.
✓ IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO : A identificação do produto é muito importante ela vai servir para guiar o estoquista, onde alocar o produto e também será criado o número do lote para futura utilização.
✓ ENTRADA NO