Normas de dezenho
|Faculdade Anhanguera de Anápolis |
DESENHO TÉCNICO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO-NOTAS DE AULA-04/04/2012
Prof. João Guedes
1- INTRODUÇÃO. Na comunidade científica, em qualquer segmento que seja, há a necessidade de expor os pensamentos de uma forma universal, ou seja, de forma que todos entendam em qualquer lugar do planeta. A globalização só terá efeito se em todas as partes do mundo, os pensamentos, avanços, ensinamentos, avanços da tecnologia, etc., sejam alcançados por todas as pessoas. Para tal, foram criadas “Normas”, ou seja, regras, metodologias, formas, que universalizem o que se pretende expressar. No Desenho Técnico não poderia ser diferente, e desta forma, durante o nosso curso, as etapas deste serão utilizadas estas normas.
2 - FORMAS DE EXPRESSAR Desde a época dos homens da caverna, os seres humanos já se expressavam através de desenhos feitos nas paredes das cavernas. Reportando esta forma de expressão para os dias atuais, o desenho é empregado de duas formas como a seguir.
2.1 – Desenho “Artístico” Nesta forma de desenho, o artista se preocupa em transmitir uma idéia ou imagem, sem se preocupar com dimensões, expondo no seu desenho, seu sentimento, e que varia para cada um.
2.2 – Desenho “Técnico” Esta forma de desenho deve ser perfeitamente perceptível, sem ambigüidades, preocupando-se o desenhista, com o rigor das dimensões. Para execução deste tipo de desenho, pode ser utilizadas as ferramentas tradicionais como réguas, esquadros, compasso, lápis, borracha, pantógrafo, etc. Uma forma atualmente bastante em uso é a utilização das facilidades computacionais, sendo empregados os principais softwares: CAD- Computer Aided Design; CAM – Computer Aided Manufacturing; elaboração do desenho CAE – Computer