Normas de Auditoria PP01
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Ciências Contábeis
Curso de Ciências Contábeis
Disciplina Perícia Contábil
Professor José Emerson Firmino
Questionário de Perícia
Contábil
NBC PP 01
Aluno: Paulo César Fernandes Soares
Matrícula: 2010015649
Natal/RN, Agosto de 2013.
1 - De acordo com as normas de auditoria o que pressupõe do perito a competência técnico-profissional? Manter adequado nível de conhecimento da ciência contábil, das Normas Brasileiras e
Internacionais de Contabilidade, das técnicas contábeis, da legislação relativa à profissão contábil e aquelas aplicáveis à atividade pericial.
2 – Dê o conceito de perito
É o Contador regularmente registrado em Conselho Regional de Contabilidade, que exerce a atividade pericial de forma pessoal, devendo ser profundo conhecedor, por suas qualidades e experiências, da matéria periciada.
3 - Assinale a alternativa correta:
a) ( ) Perito contador contratado é aquele designado pelo juiz em perícia contábil judicial; b) ( ) Perito contador nomeado é aquele que atua em perícia contábil extrajudicial;
c) ( ) Perito contador escolhido é o que não exerce sua função em perícia contábil arbitral. d) ( x ) Perito contador assistente é o contratado e indicado pela parte em perícias contábeis, em processos judiciais e extrajudiciais, inclusive arbitral.
4 – Em algum momento o perito contador deve escusar os serviços de perícia? Quando?
Sim. Sempre que reconhecer não ter competência ou não dispor de estrutura profissional para desenvolvê-los.
5 – O que é impedimento e suspeição?
São situações fáticas ou circunstanciais que impossibilitam o perito de exercer, regularmente, suas funções ou realizar atividade pericial em processo judicial ou extrajudicial, inclusive arbitral.
6 – Cite dois exemplos que não podem ser considerados imparcialidade:
a) Atender a uma das partes ou peritos contadores assistentes, desde que se assegure