Normas da abnt
_________________________________________________________________________
Normas são essenciais para todas as atividades humanas. Quando estas não regulamentam um procedimento, há grandes possibilidades de haver conflitos, por falta de padronização. Além disso, as normas são indicadoras de padrão de qualidade. No Brasil, o órgão responsável e competente para normalizar é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, que atua em vários setores.
[pic]
2. Normas ABNT para Trabalhos Acadêmicos
_________________________________________________________________________
Todo trabalho acadêmico necessita estar normalizado, para ser apresentado e/ou publicado. Qualquer norma brasileira (definida pela sigla NBR) segue padrões mundiais de normalização (ISO), por exemplo:
- A NBR 14724 regulamenta a estrutura de apresentação de trabalhos acadêmicos;
- A NBR 10520 regulamenta as citações;
- A NBR 6023 regulamenta as referências.
A melhor fonte de consulta para as normas é no site da ABNT, em www.abnt.org.br. As normas da ABNT são aplicadas para dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso e trabalhos escolares, em geral. ❖ Dissertação: Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento da literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É realizado sob a coordenação de um orientador, visando a obtenção do título de mestre. ❖ Tese: Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É realizado sob a coordenação de um orientador e visa a obtenção do título de doutor.