Normas brasileiras de desenho técnico
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DESENHO TÉCNICO
PROFESSORA ELIZABETH LAMBRECHT
TRABALHO: NORMAS BRASILEIRAS DE DESENHO TÉCNICO
ALUNO: WILIAN PERES CHAVES
As normas brasileiras aplicáveis ao desenho técnico são várias e abrangem todos os aspectos imagináveis concernentes à forma de formatação e apresentação dos desenhos e projetos. Dentre as principais, podemos citar a NBR 8196 (Desenho técnico - Emprego de escalas), a NBR 8402 (Execução de caracter para escrita em desenho técnico), a NBR 10068 (Folha de desenho - Leiaute e dimensões), a NBR 10582 (Apresentação da folha para desenho técnico) e a NBR 13142 (Desenho técnico - Dobramento de cópia).
A NBR 8196 trata das escalas e suas condições de uso. Cita as escalas natural (1:1), ampliada (2:1, 5:1 ou 10:1) e reduzida (1:2, 1:5 e 1:10), a serem usadas conforme a complexidade do desenho. A escala utilizada deve ser indicada na legenda do desenho e, quando mais de uma é utilizada, junto ao detalhe específico que usa a escala diferente.
A NBR 8402 trata do uso de caracteres ou fontes para escrita em desenho. Estabelece questões de distanciamento de caracteres, uso de inclinação nos caracteres (máximo de 15° em relação à vertical), altura de letras e deixa claro a necessidade de legibilidade, uniformidade e fácil distinção entre os caracteres. Estabelece dimensões em tabelas e dá exemplos de dimensionamento e distribuição dos caracteres nos espaços.
A NBR 10068 trata da folha de desenho, suas dimensões e características. A princípio, o formato deve ser o menor possível para odesenho a ser representado. A folha pode ser usada tanto na vertical quanto na horizontal, e pode ser disponiobilizada em tamanhos predefinidos, de A0 até o A4, formatos que guardam relação de proporção entre si. O tamanho pode ser desrespeitado, se houver necessidade, desde que o utilizado guarde esta relação de proporção. A norma estabelece que a legenda deve ficar no canto inferior direito, contendo as informações do