normas aplicadas a engenharia mecânica
No campo das Engenharias, as normas fortalecem o elo entre a teoria e a prática. Elas definem os padrões as serem seguidos em diversas áreas, e a principal Organização no Brasil que rege essas normas é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Quando algum agente do mercado percebe a necessidade de regulamentar os requisitos de segurança ou de qualidade de um produto ou serviço, ele recorre a essas instituições normativas, que criam um grupo de estudos de especialistas oriundos de diversos setores envolvidos (indústria, consumidores, governo etc.) a qual gerará uma minuta da Norma proposta.
Focando na área da Engenharia Mecânica existem inúmeras normas que se aplicam a ela. No desenvolver deste trabalho o foco será em algumas normas regidas pela ABNT, citando apenas seus objetivos. São elas:; NBR 5020 -2003 Tubos de cobre sem costura para uso geral; NBR 10004 – 2004 - Resíduos sólidos; NBR 6153 – 1988 - Produtos metálicos - Ensaio de dobramento semi-guiado; ABNT- NBR 6006 – Classificação por composição química de aços para construção mecânica; NBR 8404 Indicações do estado de superfícies em desenhos técnicos.
DESENVOLVIMENTO
A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas - é o Fórum Nacional de Normatização. As Normas Brasileiras são elaboradas por Comissões de Estudo, formadas por representantes dos setores envolvidos, delas fazendo parte: produtores, consumidores e neutros (universidades, laboratórios e outros). Os Projetos de Norma Brasileira circulam para Consulta Pública entre os associados da ABNT e demais interessados. Em resumo serão identificadas algumas das normas que se relacionam a área da Engenharia Mecânica.
NBR 5020-2003 Tubos de Cobre Sem Costura para Uso Geral
Esta Norma especifica os requisitos para tubos de cobre sem costura para uso geral. Ela vai distinguir o material que é utilizado para fabricar a liga de cobre desses tubos, o processo de fabricação desses tubos, como são