Normas ABNT
A– Decantação
Um dos métodos mais simples de separação de misturas heterogêneas emlaboratórios é a decantação. A decantação serve para a separação de misturas heterogêneas,sejam misturas heterogêneas sólido-líquido ou misturas heterogêneas líquido-líquido.
No caso da decantação sólido-líquido, deixa-se o sólido sedimentar no fundo dobéquer e então, cuidadosamente, verte-se a maior parte do líquido para outro béquer, comauxílio de um bastão de vidro, conforme a figura 1.
B- Filtração
Um dos problemas comuns em laboratórios é separar um líquido de um sólido. Freqüentemente utiliza-se a filtração para este fim. A filtração consiste na separação de um sistema bifásico fazendo-se passar a fase líquida (filtrado) através de um meio que retenha a fase sólida (precipitado). O filtro mais econômico é o de papel. Uma das maneiras de preparar o papel filtro é a seguinte:
-o papel filtro cortado de forma circular é dobrado pela metade e depois esta metade é novamente dobrada, adquirindo aproximadamente um quarto do tamanho original.A segunda dobra deve ser feita de maneira que fique um intervalo de 5 mm entre as duas pontas, como na figura 2.1.
Em seguida, abre-se o papel de tal maneira que adquira a forma de um cone e coloca-se no funil de modo que o corte no papel fique aderido ao vidro. Par uma rápida filtração, o papel deve ser ajustado no funil de modo que o ar não penetre entre o papel e o funil. Para isso, coloca-se um pouco de água destilada sobre o papel para ajustá-lo às paredes do funil, conforme a figura 3. Quando o funil estiver bem selado, o líquido ficará retido na coluna do funil e o seu peso ajudará a puxar o líquido através do papel.
A fim de não perder material, deve-se usar a técnica da figura 4. Cuide para que a superfície do líquido dentro do funil não alcance o topo do papel.
O processo de filtração pode ser acelerado através de uma filtração por