Normas ABNT
DEFINIÇÕES
Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições:
Dissertação: Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) visando a obtenção do título de mestre.
Tese: Documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de um tema único e vem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, Constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa a obtenção do título de doutor, ou similar.
Trabalhos acadêmicos – similares (trabalho de conclusão de curso – TCC, trabalho de graduação interdisciplinar – TGI e outros): Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador
ESTRUTURA
A estrutura de tese dissertação ou de um trabalho acadêmico, compreende: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.
Com a finalidade de orientar os usuários, a disposição de elementos é dada a seguir:
Estrutura
Elemento
Pré Textuais
Capa (Obrigatório)
Folha de rosto (obrigatório)
Errata (Opcional)
Folha de Aprovação (Obrigatório)
Dedicatória (Opcional)
Agradecimentos (Opcional)
Epígrafe (Opcional)
Resumo na Língua vernácula (Obrigatório)
Resumo em língua estrangeira (Obrigatório)
Sumário