Normas abnt resumidas
Pesquisadores e cientistas têm procurado chegar a respostas sobre os variados objetos de pesquisa. O certo é que não exista tipos de pesquisa, métodos e técnicas ao certo, e sim uma combinação de métodos associado aos diferentes tipos de pesquisa.
2.1 Modalidade de pesquisas
As pesquisas podem ter as seguintes aplicações.
2.1.1 Quanto a finalidade
a) pesquisa básica: desenvolvimento de conhecimentos novos, sem preocupação de aplicações práticas.
b) pesquisa aplicada: geração de conhecimentos com aplicações práticas de problemas específicos. Essas pesquisas vemos regularmente em televisão, cientistas fazendo teste por exemplo para encontrar a cura para um certo tipo de doença.
2.1.2 Quanto ao objetivo
a) pesquisa exploratória: utilizada para realizar um estudo preliminar do principal objetivo da pesquisa que será realizada, ou seja, familiarizar-se com o fenômeno que está sendo investigado.
b) pesquisa descritiva: tem por objetivo descrever as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência.
c) pesquisa explicativa: essa pesquisa explica a razão, o porquê dos fenômenos, por exemplo, ela pega um objeto de estudo e as variações que ocorrem com ele e vai relacionar essa variação com o objeto, o porque dessas variações.
2.1.3 Quanto a abordagem do problema
a) pesquisa quantitativa: trabalha com dados que não podem ou não têm como serem medidos, como por exemplo, crenças, valores, atitudes.
b) pesquisa qualitativa: essa pesquisa utiliza dados que exigem cálculos, estatísticas, etc. Por exemplo, a pesquisa eleitoral.
2.1.4 Quanto às técnicas e procedimentos utilizados
a) pesquisa bibliográfica: desenvolvida a partir de material já elaborado na forma de livros artigos e outros, como por exemplo trabalhos escolares que exigem uma fundamentação teórica.
b) pesquisa documental: é aquela realizada a partir de documentos contemporâneos