NORMAR ABNT
Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino
Instituto Bereano de Coari
A formação do espaço amazonense
Coari-am
2013
Saymo Lima dos Reis
A formação do espaço amazonense
Trabalho apresentado ao Instituto Bereano de Coari – I.B.C, para obtenção de nota parcial na disciplina de geografia ministrada pela professora:.
Serie: 3° A
Coari-am
2013
A formação do espaço amazonense
O Amazonas é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo a maior delas em território, com uma área de 1.570.745,680 km², constituindo-se na nona maior subdivisão mundial, sendo maior que as áreas da França, Espanha, Suécia e Grécia somadas. Seria o décimo oitavo maior país do mundo em área territorial, pouco superior à Mongólia, com seus 1.564.116 km². É maior que a área da Região Nordeste brasileira, com seus nove estados; e equivale a 2,25 vezes a área do estado norte-americano do Texas. A área média de seus 62 municípios é de 25.335 km², superior à área do estado brasileiro de Sergipe. O maior deles é Barcelos, com 122.476 km² e o menor é Iranduba, com 2.215 km².
Pertencente à Região Norte do Brasil, é o segundo estado mais populoso desta microrregião, com seus 3,6 milhões de habitantes em 2012, sendo superado apenas pelo Pará. No entanto, apenas dois de seus municípios possuem população acima de 100 mil habitantes: Manaus, a capital e sua maior cidade com 1,8 milhões de habitantes em 2012, que concentra cerca de 60% da população do estado, e Parintins, com quase 104 mil habitantes. O estado é, ainda, subdividido em 13 microrregiões e mesorregiões. Seus limites são com o estado do Pará ao leste; Mato Grosso ao sudeste; Rondônia e Acre ao sul e sudoeste; Roraima ao norte; além da Venezuela, Colômbia e Peru ao norte, noroeste e oeste,