Norman Foster
Discípulo de James Stirling e bandeira do pós-modernismo na arquitetura, Foster é um dos arquitetos mais prestigiados e influentes na atualidade. Suas obras se caracterizam pela utilização de soluções tecnologicamente inovadoras, evidenciadas por sistemas construtivos semelhantes aos adotados na indústria pesada, e com preocupação com o meio ambiente.
Ele é o fundador e presidente da Foster and Partners. Fundada em Londres em 1967, é hoje uma prática em todo o mundo, com escritórios de projetos em mais de vinte países. Ao longo das últimas décadas, a empresa tem sido responsável por uma surpreendentemente ampla gama de trabalho, a partir de planos urbanos mestre, infra-estruturas públicas, aeroportos, edifícios cívicos e culturais, escritórios e locais de trabalho para casas particulares e design de produto.
Foster estabeleceu uma reputação internacional com projetos tão diversos como o Parlamento da Nova alemão no Reichstag em Berlim, Chek Lap Kok Aeroporto Internacional e do Hong Kong e Shanghai Bank em Hong Kong, sede do Commerzbank em Frankfurt, Willis Faber & Dumas sede em Ipswich, ea Sainsbury Centre for Visual Arts, em Norwich. Desde a sua criação, a prática já recebeu mais de 400 prêmios e citações de excelência e ganhou inúmeros concursos nacionais e internacionais.
Ele se tornou o 21 Pritzker Architecture Prize Laureate em 1999 ele foi premiado com o Instituto Americano de Arquitetos Medalha de Ouro de Arquitectura (1994), a Royal Gold Medal for Architecture (1983), ea Medalha de Ouro da Academia Francesa de Arquitetura (1991). Em 1990, foi concedido o título de cavaleiro em Birthday Honras da Rainha, e em 1999 foi agraciado com um título de nobreza , tornando-se The Lord Foster de Thames Bank.