Norman foster slides
Vivian Cristine Costa Dal´Lin
Ecotech Architecture:
Elementos de sustentabilidade na arquitetura de Norman Foster
Orientador
Prof. Dr. Antonio Manoel Nunes Castelnou, neto
Departamento de Arquitetura e Urbanismo - UFPR
Título do projeto
Arquitetura e sustentabilidade: bases para o projeto ecológico
BANPESQ/THALES: 2007021212
Pesquisar a Ecotech Architecture como uma corrente contemporânea da arquitetura sustentável, a qual busca a eficiência energética, a diminuição do impacto ambiental e a preservação do meio ambiente por meio da aplicação de elementos de alta tecnologia. Caracterizar a obra e pensamento do arquiteto britânico Norman Foster, considerado um dos principais representantes da arquitetura ecotecnológica mundial. Selecionar, descrever e avaliar três obras edificadas de autoria deste arquiteto, identificando e analisando seus principais elementos de sustentabilidade.
OBJETIVOS
Estudo exploratório com base em pesquisas web e bibliográficas, buscando a conceituação e caracterização das bases da arquitetura sustentável, Identificação dos aspectos sustentáveis na arquitetura, tendo como parâmetros sistemas de certificação ambiental: Leadership in Energy & Enviromental Design – LEED e Building Research Establishment Environmental Design – BREED. Estudo de casos a partir da seleção e análise de 03 (três) obras de Norman Foster.
METODOLOGIA
Despertar Ecológico (1960/70) Início do debate ecológico a partir de publicações, eventos e principalmente da crise energética (petróleo) que atingiu todo o Ocidente. Relatório Brundtland (1987) e Agenda 21 (1992): Denunciam a problemática ambiental e suas relações com o modelo de desenvolvimento mundial, apontando para a questão da sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável: crescimento socioeconômico com respeito ao meio ambiente, de modo que as necessidades