normalização
CEFET/MG
Engenharia de Minas
Disciplina: Normalização e Qualidade Industrial
QUESTIONÁRIO
Data da realização do experimento: 07/11/2014
Turma: 9º Eng. Minas
Prof. Responsável: Glaydson Keller
Aluno: Felipe de Paulo
Uso do Professor
Nota do grupo
Aluno: Italo Resende
Uso do Professor
Aluno: Lucas Bernardes
Uso do Professor
Victor Leonardo de Oliveira Soares
Uso do Professor
Araxá, MG
2014
1. Cite quais as principais contribuições da Revolução Industrial do início do Século XVIII para a história da Normalização.
A partir dela, iniciou-se a utilização de padrões técnicos permitindo a fabricação em série e mais uniforme de produtos e equipamentos.
2. Explique qual a importância das teorias sobre cargas elétricas apresentadas por Benjamin Franklin no século XVIII para a história da Normalização.
Dada sua trivialidade para a indústria a eletricidade passaria a ser um dos marcos para a Normalização.
3. Cite qual o período e descreva os principais acontecimentos que levaram ao maior e mais significativo crescimento da atividade de normalização ao longo da história mundial.
Durante a Segunda Guerra Mundial se deu o crescimento mais significativo da atividade de normalização. Os EUA tiveram que adaptar suas indústrias principalmente as mecânicas e metalúrgicas para a produção de aviões, navios, armas, etc. Os Estados Unidos tiveram que dividir as atividades em diversas despesas e as peças começaram a ser produzidas em locais diferentes e para que as mesmas fossem compatíveis, foi necessário investir em padronização e limites de tolerância. Outra boa consequência desse período foi a criação do comitê de coordenação da normalização das Nações Unidas.
4. Cite como, quando e porque foi criada a ISO (International Organization for Standardization).
Começou a operar oficialmente em 23 de fevereiro de 1947, em Genebra, na Suíça, porém foi criada após a