Normalização - Funções da TIB
TIB E SUAS FUNÇÕES
Índice
1. Definição
Tecnologia Industrial Básica (TIB) é um conjunto de funções tecnológicas ou conhecimentos, utilizado pelos diversos setores da economia e, que são essenciais para a geração e aprimoramento de produtos, processos e serviços que se destacam pela qualidade e/ou por constituírem inovação no mercado.
A TIB pode ser caracterizada a partir da agregação dos termos utilizados:
Tecnologia: entendida como uma aplicação sistematizada do conhecimento técnico-científico;
Industrial: relacionada com a atividade de transformação na produção de bens e serviços;
Básica: associada com as pré-condições necessárias para incorporar os requisitos de qualidade e eficácia nos produtos, serviços e/ou processos produtivos.
Outra definição muito adequada para a TIB seria:
“um conjunto de funções tecnológicas que dão suporte a diversos setores da economia (indústria, agricultura, comércio e serviços) e que compreende, na sua essência, as áreas de metrologia, normalização, regulamentação técnica e avaliação de conformidade. A essas funções básicas agregam-se ainda a informação tecnológica, as tecnologias de gestão (com ênfase inicial em gestão da qualidade) e a propriedade intelectual, áreas denominadas genericamente como serviços de infra-estrutura tecnológica.” (MCT, 2001)
2. Histórico
O termo TIB (Tecnologia Industrial Básica) foi concebido pela extinta Secretaria de Tecnologia Industrial - STI, do antigo Ministério da Indústria e do Comércio - MIC, no final da década de 1970, para expressar em um conceito único às funções básicas do SINMETRO. Para conduzir o processo de capacitação institucional nessas áreas, o Governo Brasileiro concebeu no início da década de 80 um Subprograma de Tecnologia Industrial Básica dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT), em execução mediante Acordos de Empréstimo com