NORMALIZAÇÃO DE PROCESSOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
RAFAEL CONCEIÇÃO VALENTE
MARIA DE CASSEA OLIVEIRA SANTOS
RESENHA DO TEMA: NORMALIZAÇÃO DE PROCESSO, O QUE É ISO?
SALVADOR
2013
RAFAEL CONCEIÇÃO VALENTE
MARIA DE CASSEA OLIVEIRA SANTOS
RESENHA DO TEMA: NORMALIZAÇÃO DE PROCESSO, O QUE É ISO?
Resenha apresentada ao curso de Administração do Instituto Baiano de Ensino Superior–IBES TEC, 3º Semestre, Sala 16, da matéria Processos Organizacionais, como nota da avaliação de P2.
ORIENTADORA: PROFª. MSC. KHALLA TUPINAMBÁ RIBEIRO
SALVADOR
2013
INTRODUÇÃO
Na relação entre clientes e fornecedores, quando alguém se refere ao termo “gestão de qualidade” é comum que venha à mente a certificação ISO 9000. Na verdade, a expressão é utilizada de maneira incorreta, pois a Organização Internacional para a Padronização (ISO) não faz nenhuma medição de qualidade. Trata-se tão somente de um órgão que reúne diversas entidades de normatização de países ao redor do mundo.
As entidades, por sua vez, avaliam se o produto ou o serviço que uma empresa oferece atende aos requisitos mínimos exigidos pelos clientes. A busca pela certificação no mundo corporativo pode ser atribuída também ao mercado. Consequentemente, as empresas tendem a melhorar a gestão e os processos.
Porém, o que veremos no decorrer do desenvolvimento dessa resenha é que existem empresas atrás da certificação apenas para atender a exigências ou melhorar a imagem da sua empresa por meio de anúncios e acabamos observando que os requisitos dessas normas acabam servindo mais como marketing para promover as empresas possuam a certificação.
DESENVOLVIMENTO
A ISO surgiu, em 1910 para criar normas técnicas destinadas a atender interesses de clientes e fornecedores e regular os