Normalização Contabilistica
RELATO POR SEGMENTOS
INDICE
APêNDICE 1 19
Apêndice 2 21
Apêncice 3 - (Parte I) 27
Apêndice 3 - (Parte II) 29
1. INTRODUÇÃO
Muitas entidades fornecem grupos de produtos e serviços ou operam em áreas geográficas sujeitas a taxas diferentes de rendibilidade, oportunidades de crescimento ou diferentes perspectivas futuras e riscos. A informação sobre diferentes tipos de produtos e de serviços duma entidade e suas operações em áreas diferentes é relevante para avaliar riscos e retornos de uma entidade multinacional ou diversificada mas pode não ser bem determinável a partir de dados agregados. Por isso, a informação separada por segmentos é vista como relevante na satisfação das necessidades dos utentes das demonstrações financeiras.
2. OBJECTIVO
O objectivo da presente Directriz Contabilística é o de estabelecer princípios para relatar informação financeira por segmentos (informação sobre tipos diferentes de produtos e serviços que uma entidades produz e as diferentes áreas geográficas em que opera) para ajudar os utentes das demonstrações financeiras:
a) melhorar a compreensão do desempenho da entidade no passado;
b) melhorar a avaliação dos riscos e dos retornos da entidade; e
c) ajuizar mais informadamente sobre a entidade como um todo.
3. ÂMBITO
O relato financeiro por segmentos deve ser aplicado em conjuntos completos de demonstrações financeiras preparadas em conformidade com a Directriz Contabilística nº. 18 – Objectivos das Demonstrações Financeiras e Princípios Contabilísticos Geralmente Aceites.
Um conjunto completo de demonstrações financeiras inclui o Balanço, as Demonstrações dos Resultados (por Naturezas e por Funções), a Demonstração dos Fluxos de Caixa e os Anexos à Demonstração dos Resultados e à Demonstração dos Fluxos de Caixa.
Deve ser aplicada por entidades com valores mobiliários cotados em bolsas de valores e por entidades que se preparem para o processo de