Normalizacao em desenho tecnico
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
ESCOLA DE AGRONOMIA e ENG. de ALIMENTOS
SETOR DE ENGENHARIA RURAL
DESENHO TÉCNICO
Apostila de Circulação interna da
Escola de Agronomia e Eng. de
Alimentos
PROF° REGIS DE CASTRO FERREIRA
PROFª. HELOINA TERESINHA FALEIRO
PROFª. RENATA FONSECA DE SOUZA
Março/2008
Goiânia, GO
Desenho Técnico 2
I. INTRODUÇÃO
Para o projetista ou Engenheiro a arte de representar um objeto ou fazer sua leitura através do Desenho Técnico é muito importante, uma vez que nele estão contidas todas as informações precisas e necessárias para a construção de uma peça.
O Desenho Técnico surgiu da necessidade de representar, com precisão, máquinas, peças, ferramentas e outros instrumentos de trabalho, bem como edificações de projetos de Engenharia e Arquitetura. A principal finalidade do Desenho Técnico é a representação precisa, no plano, das formas do mundo material, de modo a possibilitar a reconstituição espacial das mesmas. Assim, constitui-se no único meio conciso, exato e inequívoco para comunicar a forma dos objetos.
O desenho técnico é considerado como a linguagem gráfica universal da Engenharia e Arquitetura. Da mesma forma que a linguagem verbal escrita exige alfabetização, é necessário que haja treinamento específico para a execução e a interpretação da linguagem gráfica dos desenhos técnicos, uma vez que são utilizadas figuras planas (bidimensionais) para representar formas espaciais.
No seu contexto mais geral, o Desenho Técnico engloba um conjunto de metodologias e procedimentos necessários ao desenvolvimento e comunicação de projetos, conceitos e ideias. Para isso, faz-se necessária a utilização de um conjunto constituído por linhas, números, símbolos e indicações escritas normalizadas internacionalmente.
A figura ao lado representa a forma espacial de um objeto por meio de figuras planas.
• Para um leigo seriam apenas quatro triângulos e um quadrado. • Na linguagem gráfica, esta figura seria a representação de
uma