Normal é ser poeta
CURSO DE EXTENSÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
ZUNARA DA SILVA
NORMAL É SER POETA
“O que dá grandeza a um poema não é o assunto que ele usa, mas a maneira com que ela trata o assunto”
Manuel Barros
Canavieiras
2012
ZUNARA DA SILVA
NORMAL É SER POETA
Projeto de aprendizagem apresentado ao Curso de Extensão Mídias na Educação, como requisito parcial para conclusão do Curso.
Tutora: Elane Dias da Silva
Canavieiras
2012
SUMÁRIO
1- APRESENTAÇÃO /JUSTIFICATIVA 04 2- OBJETIVOS 05 3- INTERVENÇÕES DIDÁTICAS 06 3.1 1º MOMENTO 06 3.2 2º MOMENTO 07 3.3 3º MOMENTO 08 4- CRONOGRAMA 09 5- AVALIAÇÃO 10 REFERÊNCIAS 11
1- APRESENTAÇÃO /JUSTIFICATIVA
“A poesia sensibiliza qualquer ser humano. É a fala da alma, do sentimento. E precisa ser cultivada.” Afonso Romano de Sant’Anna
Mesmo sabendo da importância da poesia na vida dos seres humanos como mostra acima Afonso Romano, muitas escolas esqueceram-na, principalmente nas séries iniciais, dando mais espaços, para textos em prosa. Como afirma Cunha “... se o professor não se sensibilizar com o poema, dificilmente conseguirá emocionar seus alunos.” Com esse projeto, pretendo criar o hábito de ler poemas no Curso Normal, para que eles possam despertar o interesse de seus futuros alunos.
E uma das melhores maneiras dos alunos desenvolverem o interesse pela poesia é fazer com que explorem uma variedade de antologias e coleções de poetas específicos. A exposição regular à poesia os estimulará a pegar livros de poemas para folhear, exatamente como fariam com livros de histórias. Nesse contexto reafirmo que a poesia é uma ótima opção de trabalho em sala de aula. Cabe ao professor propiciar a leitura e escrita do gênero poético, sendo mediadores do conhecimento no processo ensino-aprendizagem.
A poesia na