Normal Superior
PEDAGOGIA
INÊS ARAÚJO DO CARMO
O OURO QUE LEVOU RAPOSOS
Plano de aula interdisciplinar
Nova Lima
2013
INÊS ARAÚJO DO CARMO
O OURO QUE LEVOU RAPOSOS
Plano de aula interdisciplinar
Trabalho de pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Ensino de Arte e música, Ensino da Matemática, Ensino de Natureza e sociedade e Seminário V.
Professoras: Helenara Sampaio,Laura Célia S. Cabral,Andréia Zômpero,Juliana Fogaça Simm.
Tutor eletrônico: Márcia Banholli
Tutor de sala: Vilma Rocha
Nova Lima
2013
Mina de Morro Velho de Raposos
Histórias que se confundem. Assim pode ser descrita a tênue relação que existe entre a cidade de Raposos e a Mina de Morro Velho. A mineradora participou da fase áurea da cidade, trazendo crescimento econômico e social enquanto o ouro de aluvião era encontrado com facilidade. Com a chegada da crise na empresa, o impacto foi estrondoso também no município, pois quase 80% da população viviam da atividade. O sustento das famílias estava totalmente ligado à exploração aurífera. A partir deste momento, Raposos se tornou uma cidade dormitório, ficando muito dependente das vizinhas Nova Lima e Belo Horizonte.
A história da Mina na região começa em 1834, quando a Saint John d'El Mining Company, empresa inglesa, adquiriu os direitos de propriedade das terras que deram inicio à Mina de Morro Velho, em Nova Lima. A partir de 1884, com a chegada de um jovem inglês chamado George Chalmers, a Mineração passou a uma de suas fases mais promissoras, estendendo-se até a cidade de Raposos. Em 1980, o Grupo Bozano Simonsen adquiriu a participação nacional de Morro Velho. A Empresa, desde a sua fundação treinava e formava a sua própria mão-de-obra, criando em 1992 a primeira mina escola do país - o Centro de Treinamento Operacional, CTO - que proporcionava ensino técnico e prático, qualificando e