norma
Marcelo Gomes da Silva
Enviado por: Marcelo Gomes da Silva | 1 comentários
Arquivado no curso de Engenharia Mecânica
Download
denunciar
Creative Commons
MARCELO GOMES DA SILVA 4 de setembro de 2013
DESENHO TECNICO AULA 2 ESCRITA NORMALIZADA.
Na figura é apresentado um exemplo de escrita normatizada, sendo identificadas as características, as quais estão definidas nas tabela a seguir.
A altura da letra maiúscula é a dimensão de referência em relação à qual são definidas todas as outras dimensões dos caracteres.
MARCELO GOMES DA SILVA 4 de setembro de 2013
DESENHO TECNICO AULA 2
As espessuras e tipos de traço que devem ser aplicadas num desenho técnico encontram-se definidas na norma NP-62.A norma fixa grupos de traços, cada um composto por 5 tipos de traço:
Como podemos verificar na tabela a seguir, existem duas espessura possíveis para o traço: Grosso
Fino
A relação de espessura entre os traços não deve ser inferior a 2:1. A espessura do traço deve ser escolhida de acordo com a função da escala e da pormenorização a representar da seguinte gama: 0.18, 0.25, 0.35, 0.5, 0.7, 1.4 e 2 m.
MARCELO GOMES DA SILVA 4 de setembro de 2013
DESENHO TECNICO AULA 2 REGRAS DE PRECEDÊNCIA.
MARCELO GOMES DA SILVA 4 de setembro de 2013
DESENHO TECNICO AULA 2
Quando existe sobre posição de linhas num desenho, apenas uma delas pode ser representada, ficando a representação condicionada à verificação de regras. As seguintes regras de precedência devem ser respeitadas:
1º - Arestas e linhas de contorno visíveis (Tipo A) 2º - Arestas e linhas de contorno invisíveis (Tipo E ou F) 3º - Arestas e linhas de contorno invisíveis (Tipo E ou F) 4º - Linhas de eixo e de simetria (Tipo G). 5º - Linhas de eixo e de simetria (Tipo G). 6º - Linha de chamada de cotas (Tipo B).
Na figura a seguir apresenta-se um exemplo de aplicação das regras de precedência de linhas. Na situação A, a aresta visível tem precedência sobre a