Norma nbr 10005
1997
Ana Claudia Pereira - RA 227712011 Daniela Mayer - RA 269892010 Nívea Maria Alves Lima - RA 226132011
INTRODUÇÃO
o
NBR ISO 10005: 1997 Gestão da QualidadeDiretrizes para Planos da Qualidade – Válida a partir de 27.03.1997 Esta norma foi preparada para atender a necessidade de um mecanismo para relacionar os requisitos genéricos dos elementos do Sistema de Qualidade com os requisitos específicos de um determinado produto, empreendimento ou contrato.
OBJETIVO
Fornece diretrizes para auxiliar os fornecedores na preparação, análise crítica, aprovação e revisão de planos de qualidade. Revisão; Estrutura; Responsabilidade da administração; Análise crítica; Controle de projeto; Controle de documentos e dados; Aquisição; Controle de produto; Controle de processo,
COMO PODE SER UTILIZADA
Ela pode ser utilizada em duas situações: Como guia para uma organização fornecedora no atendimento aos requisitos das NBR ISO 9001, NBR ISO 9002 ou NBR ISO 9003, relativos à preparação de um plano de qualidade ou como guia para uma organização fornecedora, na preparação de um plano de qualidade, quando esta não possui um sistema da qualidade.
A QUEM SE APLICA
A empresas que fazem Gerenciamento de Resíduos, destinação dos resíduos gerados pelas indústrias. Um plano da qualidade pode ser aplicado a qualquer uma das categorias genéricas de produto (materiais e equipamentos, informações, materiais processados e serviços) ou qualquer setor econômico/ industrial. O produto pode ser intencional (por exemplo: oferta aos clientes) ou não intencional (por exemplo: um poluente ou efeitos indesejáveis).
DIRETRIZES NBR ISO 10005
Dependendo do escopo do plano, um qualificativo pode ser usado, como, por exemplo, “plano da garantia da qualidade” através da NBR ISO 8402, que possibilita a preparação, análise crítica, aprovação e revisão do plano da qualidade, que convém que as atividades da