Norma de revestimento de estrutura de alvenaria por calfinação.

485 palavras 2 páginas
SUMÁRIO

1. OBJETIVO 3
2. APLICAÇÃO 3
3. TERMOS 3 3.1 Materiais 3 3.1.1 Cal Virgem ........................................................................ 3 3.1.2 Cimento Portland Branco 3 3.1.3 Areia Fina 3 3.1.4 Cola Branca (PVA) 3 3.2 Traço 3 3.3 Aplicação do Calfino 4
4. ANEXOS 4

1 OBJETIVO

Esta norma fixa as condições para revestimento por Calfino de paredes e tetos rebocados por argamassa de cimento.

2 APLICAÇÃO

Esta norma destina-se a elaboração do traço para a obtenção do Calfino e a forma correta de aplicação do mesmo sob reboco de argamassa de cimento em tetos e paredes, visando a sua compreensão, padronização.

3 TERMOS

3.1 Materiais

É utilizado cal virgem, cimento portland branco, areia fina, cola branca (PVA) e água potável para a obtenção do Calfino.

3.1.1 A cal virgem

É resultado da calcinação das rochas calcárias numa temperatura inferior a de fusão do material (8500C a 9000C). Além das rochas calcárias, a cal também é obtida de resíduos de ossos e conchas de animais.

Para a utilização da cal virgem é necessário que a mesma passe por um processo de hidratação que é executado no canteiro de obras. A cal virgem é colocada em tanques onde se extingue assim que se mistura com água. O fenômeno de transformação da cal virgem em cal extinta é exotérmica, isto é, se da com grande desprendimento de calor. Em alguns casos a temperatura pode chegar a 4000C, o que torna o processo perigoso.

3.1.2 Cimento Porthland Branco

O Cimento Portland Branco é um aglomerante hidráulico constituído de Clínquer Portland branco, uma ou mais formas de sulfato de cálcio, se diferencia por coloração, e está classificada em dois subtipos: estrutural e não estrutural. Neste caso utilizaremos o não estrutural.

3.1.3 Areia Fina Para a obtenção do Calfino, utilizar a areia fina estraída de

Relacionados

  • 4Memorial descritivo obra
    4552 palavras | 19 páginas