nonono
Estatística é a ciência1 que utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos2 , tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.
Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, alguns autores sugerem que a estatística é um ramo da teoria da decisão
Amostra
Amostra é um conceito de estatística que significa um subconjunto de elementos pertencentes a uma população. A informação recolhida para uma amostra é depois generalizada a toda a população.
Nem sempre as amostras refletem a estrutura da população de onde foram retiradas ou são representativas dessas populações, podendo levar nesses casos a inferências erradas ou ao enviesamento dos resultados.
As amostras podem ser aleatórias ou não aleatórias, representativas ou viciadas
População
Em Estatística define-se população como o conjunto de todos os elementos ou resultados sob investigação.
Variáveis Quantitativas
As variáveis quantitativas são características que podem ser descritas por números, sendo estas classificadas entre contínuas e discretas.
- Variáveis discretas: a variável é avaliada em números que são resultados de contagens e, por isso, somente fazem sentido números inteiros. Exemplos: número de filhos, número de bactérias por litro de leite, número de cigarros fumados por dia.
- Variáveis contínuas: a variável é avaliada em números que são resultados de medições e, por isso, podem assumir valores com casas decimais e devem ser medidas por meio de algum instrumento. Exemplos: massa (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.
Variáveis Qualitativas
As variáveis qualitativas (ou categóricas) são as