Nomilaismo HIst Da Teologia

752 palavras 4 páginas
HISTÓRIA DA TEOLOGIA.

CEFORTE – CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA.

NOMILAÍSMO.

ARTHUR BENTO SAMPAIO NOGUEIRA.

HISTÓRIA DA TEOLOGIA.

PORTO VELHO – RO.

CEFORTE – CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA.

NOMILAÍSMO.

Pesquisa apresentada ao CEFORTE Centro de Formação Teológica, como parte da disciplina de História da Teologia do curso livre em teologia. O mesmo foi entregue na data de 07/07/2015.

ARTHUR BENTO SAMPAIO NOGUEIRA.
Nominalismo

Uma das principais tendências filosóficas da Idade Média, o nominalismo, contrário ao realismo e ao conceitualismo, rejeitou o pensamento alcançado por abstrações e abriu caminho para o espírito de observação e a vulgarização da pesquisa indutiva.

O nominalismo é uma doutrina segundo a qual as ideias gerais, como gêneros ou espécies, não passam de simples nomes, sem realidade fora do espírito ou da mente. A única realidade são os indivíduos e os objetos individualmente considerados. Desse modo, o universal não existe por si: é mero nome, vocábulo com significado geral, mas sem conteúdo concreto, que só reside no individual e no particular. Em seu retrospecto histórico da doutrina nominalista, Leibniz afirmava que, para os partidários do nominalismo, só existem, além das substâncias singulares, os nomes puros e, desse modo, a realidade das coisas abstratas e universais é eliminada.

Questão dos Universais

A controvérsia em torno da natureza das ideias dominou, de certo modo, a reflexão filosófica medieval. Principiou no século VII, quando Boécio traduziu para o latim o livro de Porfírio Eisagoge eistàs Aristotélis kategorías (Introdução às categorias de Aristóteles), em que se fixaram as bases da polêmica futura: "Não procurarei enunciar se os gêneros e as espécies existem por si mesmos ou na pura inteligência, nem, no caso de subsistir, se são corpóreos ou incorpóreos, nem se existem separados dos objetos sensíveis ou nestes objetos, formando parte deles".

Firmaram-se, a respeito do problema, três

Relacionados