Nomes, Títulos e Símbolos do Espírito Santo
A Bíblia descreve diversos nomes, títulos e símbolos atribuídos ao Espírito Santo, os quais revelam, além de sua personalidade e divindade, seus atributos, natureza, bem como as suas obras.
O Espírito Santo é dentre as pessoas da trindade aquela que atua diretamente no interior do homem, ou seja, é a pessoa que acompanha o cristão cotidianamente, e que zela pela Igreja de Cristo. Portanto, conhecer a pessoa e a obra do Espírito Santo é, simplesmente, termos conhecimento de como Deus orienta e guia o nosso relacionamento com Ele, relacionamento este tornado possível pelo perdão dos nossos pecados mediante o sangue de Jesus.
2 – Nomes e Títulos do Espírito Santo
Vários nomes e títulos são dados ao Espírito Santo nas Escrituras, que descrevem a natureza profunda do seu Ser. O nome traduz a natureza do ser que o carrega. O título expressa sua fama e reputação.
Além dos nomes e títulos conferidos ao Espírito Santo são também usados pronomes pessoais, para que a imaginação humana possa concebê-lo como realmente é.
Os escritores do Antigo e do Novo Testamento e milhões de outras testemunhas afirmam a existência real do Espírito Santo, como sendo de fato uma Pessoa.
Ele é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Em toda a extensão do Novo Testamento, que marca exatamente a era do Espírito Santo em sua plenitude, faz-se alusão a Ele em termos coloquiais, como "esse" (e não isso) e "aquele" (e não aquilo).
Encontramos na Bíblia vários nomes, entretanto, há três nomes principais que o identificam diretamente com a Santíssima Trindade e as dimensões universais da existência: Espírito de Deus, Espírito de Cristo e Espírito Santo.
Espírito de Deus: Este nome aparece em diversos textos, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento (Ex 35.31; Jó 33.4; Mt 3.16; 12.28; Rm 15.19; I Co 2.11). É natural que o Espírito Santo seja chamado Espírito de Deus, visto que ele é enviado por Deus (Jo 15:26). A Bíblia também o chama de Espírito de Deus, porque Deus age