Nomenclaturas
De acordo com a IUPAC, a nomenclatura dos ácidos carboxílicos é diferente da dos demais compostos orgânicos no sentido de que utiliza o prefixo “ácido” e o sufixo “oico”.
Os ácidos carboxílicos são aqueles compostos orgânicos que possuem o grupo carbonila ligado a um grupo hidroxila, isto é, possuem o grupo carboxila abaixo:
À medida que esses compostos foram sendo descobertos, eles foram recebendo nomes que tinham relação com a sua origem ou com alguma característica sua, como os exemplos a seguir:
H ─ COOH →Ácido fórmico(lembrando “formiga”, pois foi obtido pela primeira vez pela destilação de formigas vermelhas);
H3C – COOH → Ácido acético (do latim acetum, que vem de “azedo = vinagre”, sendo o principal componente do vinagre);
H3C – CH2 ─ CH2 ─ COOH → Ácido butírico(do inglês butter, que significa “manteiga”; esse ácido contribui para o cheiro característico de manteiga rançosa);
→ Ácido benzoico(de benjoim,uma erva usada em defumações).
HOOC – COOH →Ácido oxálico (do grego oxys, que significa “bem ácido”).
No entanto, com o decorrer do tempo, mais e mais ácidos carboxílicos foram sendo descobertos, além de outros milhares de compostos orgânicos e, com isso, ficou muito difícil estudar todos esses compostos de forma organizada e discutir as pesquisas em diversos países. Por isso, a IUPAC (União internacional da Química Pura e Aplicada, sigla que vem do inglês International Union of Pure na Applied Chemistry) criou regras para a nomenclatura de todos os compostos orgânicos de acordo com a função a que pertencem. Essas regras podem ser vistas no texto Nomenclatura IUPAC.
No caso dos ácidos carboxílicos, a regra é basicamente a seguinte para os de cadeia normal, isto é, que não possuem ramificações:
ÁCIDO+ PREFIXO + INFIXO + OICO (indica a (indica o quantidade tipo de de carbonos) ligação)
Exemplos:
H ─ COOH →Ácido metanoico
H3C – COOH → Ácido