Nolasco ajuda
A HISTÓRIA DAS COISAS
Autora: Annie Leonard
CAPÍTULO 5
DESCARTE
DESCARTE
O consumismo exagerado que a grande maioria das pessoas pratica, gera uma série de resíduos e coisas que ficam jogados nos cantos, até que alguém resolva destiná-lo ao lixo. Somos escravos também da mídia, que invade nossas casas todos os dias nos mostrando que surgiu algo novo, estimulando as pessoas a consumir mais e mais. Quando isto acontece, acumulamos lixo e materiais obsoletos dos mais variados tipos: telefones celulares, computadores, televisores, etc...
Resíduo industrial são as sobras dos processos produtivos, sucatas, dejetos, óleos, graxas, removedores, solventes, etc... Nos Estados Unidos 76 % do lixo gerado é resíduo industrial. Também são campeões na produção diária de lixo por pessoa , 2, 09 kg. Na China, este número é de 0,32 Kg.
Embalagens é o grande vilão da geração do lixo mundial, pois tudo o que desejamos vem em embalagem plástica ou metálica, contribuindo para o aumento exagerado de resíduo gerado.
Além de todo o resíduo pelo nosso consumo direto, também podemos citar vários resíduos indiretos, os quais servem para o nosso consumo final : moradia - resíduo de construção e demolição, saúde - resíduo Hospitalar, comunicação – resíduo eletrônico, entre outros.
Incineração é o processo de queimada de resíduos, é um processo muito caro, cerca de milhões de dólares em países industrializados, além disso é um processo que causa muitos danos ao meio ambiente.
GAIA é uma aliança mundial de mais de 650 grupos de base, organizações não-governamentais e indivíduos em mais de 90 países cuja última visão é um mundo mais justo, livre de tóxicos sem incineração.
Trabalham tanto contra incineradores como para alternativas seguras, sustentáveis e justas. Seu nome reflete essa dupla finalidade : * A Aliança Anti-Incinerator global : Mobilização de ação popular contra a disseminação de incineradores e outros poluentes, tecnologias de