noix
Interação de múltiplos fatores atmosfera;hidrosfera;litosfera;biosfera. Ação geológica das águas
Ciclo Hidrológico
As relações entre várias formas de transferência de água na superfície terrestre, constituem um sistema fechado, denominado ciclo hidrológico, que representa:
Precipitação = escoamento + infiltração + evapotranspiração.
Água Subterrânea A água subterrânea circula e acumula-se nos poros das rochas.
Ambientes Continentais lagos; leques aluviais; fluviais; eólicos; desérticos;glacial.
Ambiente Lagunar/ Lacustre Os lagos são corpos rasos de água, situados em planícies costeiras e comumente separados do mar aberto por bancos arenosos ou ilhas-barreiras, porém com canais de comunicação mais ou menos eficientes. Lagos – corpos continentais (depressões) de águas oriundas de muitas fontes.
Permanentes ou de curta duração
Água relativamente tranqüila
Origem: subsidência tectônica; falhamentos.
O ambiente lacustre caracteriza-se por apresentar água relativamente tranqüila, em geral doce, embora existam lagos com água salgada e situam-se comumente no interior continental.
Tipos de Lagos:
Lago de afundamento (depressão topográfica);Lago antrópico;Lago de barragem;Lago de cratera;Lago de meandro abandonado;Lago glacial.
Processos:
Sedimentação controlada:
CLIMA
APORTE SEDIMENTAR
PROFUNDIDADE
Temperatura da água
Relevo
Eficácia da subsidência;
Volume de sedimentos.
Leques Aluviais
Acumulações sedimentares em forma de um segmento de cone, construídas na base de áreas elevadas, pelo abundante suprimento de sedimentos trazidos por correntes.
Fatores condicionantes:
Tectônica;
Clima
Topografia (relevo pronunciado).
Processos deposicionais:
Leque proximal: conglomerados, arenitos.
Leque mediano: conglomerados, arenitos.
Leque distal: arenitos, folhelhos.
Fluviais – Rios
Em termos geomorfológicos, rio é uma denominação empregada somente ao fluxo canalizado e