noite na taverna
O livro conta as venturas e desventuras de um grupo de amigos que estão bebendo em uma taverna, e quando suas bebidas acabam cada um conta suas loucas histórias.
A primeira a ser contada é a de Solfieri. Ele vê uma mulher e a segue até o cemitério onde os dois param e dormem lá. Depois disso, passou meses pensando nela, e depois de uma noite de orgia, a viu novamente num caixão entreaberto. Bêbado, não se importou e teve relações sexuais com ela. A levou para casa e fez uma escultura para nunca esquece-la, pois havia morrido.
Bertran conta sua história em seguida, é de um amor por Ângela, que o faz cometer loucuras, e quando estão prestes a se casar, ele teve de sair da cidade para cuidar de seu pai. Após sua volta, Angela está casada e com um filho, mas tornam amantes. Por esse forte amor, ela matou seu marido e filho para ficar com Bertran. Depois de muita orgia, ela o abandona. Largado na bebida e nas loucuras, passa por várias confusões e paixões, mas nenhuma foi como Angela. Muitas gostaram dele, mas ele sempre as abandonava.
Então Gennaro se manifesta e começa seu conto, dizendo que quando era mais novo, se apaixonou pela mulher do seu professor de pintura, Nauza, mas quem era apaixonada por ele de verdade era a filha do professor, que um dia morre levando um filho de Gennaro, este mal se importa e continua sua relação de amantes com Nauza, então seu professor acaba sabendo de tudo e o leva para um precipício para que o pudesse matar, mas ele não morre, e volta para a casa com um sentimento de vingança, ao chegar Gennaro vê Nauza e Godofredo mortos. Depois, Claudius Hermman conta que se apaixonou pela duquesa Eleonora, e durante meses apenas a olhava, até que um dia a tirou do quarto e fugiu com a duquesa desacordada. No caminho, ela acorda e ele se declara. Desesperada pede socorro, e ele da um tempo para a duquesa pensar se ficaria com ele ou não. Ela diz que sim por aceitar os argumentos de Claudius, e cai