Noite na taverna
Colégio Cascavelense, 11 de março de 2014
Sumário
Apresentação - 4
Objetivo - 5
Visão geral da obra - 6
Autor - 7
Obra (sinopse) - 8
Contexto histórico - 9
Contexto social - 10
Escola literária - 11
Dissertação(poesia) - 12
Apreciação crítica - 13
Anexos - 14
Avaliação - 15
Apresentação
"Noite na taverna e poemas escolhidos" tem como sua primeira parte um romance e de término poemas escolhidos por seu autor, Álvares De Azevedo. O livro foi escrito em 1855.
4
Objetivo
O livro conta uma história de um grupo de jovens que estão em uma taverna e começam a contar histórias com assuntos diversos, mas com um elo comum: todas são trágicas, impregnadas de vícios, de crimes hediondos que vão de assassinatos a incestos.
5
Visão geral da obra Noite na Taverna é uma coletânea de narrativas construída em sete partes. Traz epígrafes e usa os nomes de cada um dos narradores como subtítulos, antecedendo as histórias. Constitui a mais original produção em prosa de Álvares de Azevedo e insere-se perfeitamente no clima romântico byroniano, refletindo também as influências deixadas no autor pela leitura das novelas mórbidas do século XIX. Os capítulos de Noite na Taverna são Uma Noite do Século, Solfieri, Bertram, Gennaro, Claudius Hermann, Johann e Último Beijo de Amor.
6
Autor- Álvares de Azevedo Manuel Antonio Álvares de Azevedo nasceu em São Paulo a 12 de setembro de 1831, filho do então estudante de Direito Inácio Manuel Álvares de Azevedo e de Maria Luisa Mota Azevedo, ambos de famílias ilustres. Segundo afirmação de alguns de seus biógrafos, teria nascido na sala da biblioteca da Faculdade de Direito de São Paulo; averiguou-se, porém, ter sido na casa do avô materno, Severo Mota. Escritor e poeta romântico, foi em tudo coerente com as opções estéticas do Romantismo: foi genial, culto, precoce e