Noite Estrelada
(de Vicent van Gogh)
A Noite Estrelada é uma das mais conhecidas obras do pintor holandês Vicent van Gogh (1853-1890), foi pintada em 1889 no mosteiro de Saint-Rémy-de-Provence, num centro de psiquiatria onde o pinto se encontrava internado.
A obra foi pintada em óleo em tela e as suas dimensões são 73,7 cm de comprimento e 92,1 cm de largura e encontra-se no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.
Ao contrário de muitas outras de suas obras, A Noite Estrelada foi pintada de memória e não a partir da vista correspondente de uma paisagem, como de costume. Acredita-se que este é o motivo pelo qual ele causa um impacto ao espectador.
Durante a sua estadia no mosteiro, van Gogh se dedicou a pintar sobre todas as paisagens da região de Provence. É nesse período que o artista rompe com o que se poderia chamar de fase impressionista, desenvolvendo um estilo particular, no qual prevalecem fortes cores primárias, tais como o amarelo e o azul.
Antes de ser internado, van Gogh pinto em Arles A Noite Estrelada sobre Rhone, ao pintar estes quadros, van Gogh escreveu ao seu irmão, Theo van Gogh, que sentia necessidade de religião, ou seja, acreditar em Deus.
Ao contrário da Noite Estrelada sobre Rhone, van Gogh reposicionou a constelação da Ursa Maior do norte para o Sul.
A Noite Estrelada é uma pintura de Vincent van Gogh feita em 1889 com a utilização da técnica óleo sobre tela e que tem dimensões de 73,66 x 92,08 centímetros. O artista de origem holandesa fazia parte da escola pós-impressionista e criou a obra quando tinha 37 anos, época e que se encontrava em um asilo localizado em Saint-Rémy-de-Provence (comuna francesa), onde produziu mais de 150 quadros. A tela pode ser vista no Museu de Arte Moderna de Nova York (EUA). noite estreladaO quadro A Noite Estrelada foi criado com elementos da memória de Van Gogh, sendo que a maioria de suas obras foi pintada com a observação de paisagens. Enquanto esteve no asilo, o artista holandês dedicou-se