Noite dos almirantes
*Situação inicial: Deolindo sai do arsenal da marinha e vai direto, pela rua de Bragança, atrás de Genoveva.
*Conflito: Quando Deolindo chega à casa de Genoveva e encontra a casa toda fechada, ele chama uma senhora que morava com ela o atendeu, falando que Genoveva não morava mais com ela.
*Clímax: Quando Deolindo fica sabendo que Genoveva, está morando com outro. Ele sem pensar vai atrás dela. Chegando à cidade onde Genoveva esta morando, começa a procurá-la, até que ele olha para a calçada e vê Genoveva sentada. Então ela o chama para dentro e o explica tudo e ele disse que iria se matar.
*Desfecho: Deolindo entrega o par de brincos que comprou pra Genoveva em um dos lugares que passou. Genoveva mostra os brincos para sua amiga e logo depois Deolindo vai embora. De manhã volta para o porto, vários de seus companheiros perguntaram como tinha sido a Noite de Almirante, com vergonha mentiu.
RETIREI AS INFORMAÇÕES ACIMA DESSE SITE: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000208.pdf * * * BREVE BIOGRAFIA DE MACHADO DE ASSIS Joaquim Maria Machado de Assis (RJ, 21 de junho de 1839 – RJ, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, considerado um dos mais importantes nomes da literatura desse país e identificado, pelo crítico Harold Bloom, como o maior escritor negro de todos os tempos. De sua vasta obra, que inclui ainda poesias, peças de teatro e crítica literária, destacam-se o romance e o conto. É considerado um dos criadores da crônica no país, alem de ser importante tradutor, vertendo para o português obras como Os Trabalhadores do Mar, de Victor e o poema O Corvo de Edgar Allan Poe. Também foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, que também se chama Casa de Machado de