Noel rosa
“QUEM ACHA VIVE SE PERDENDO”.
“ANTES, A PALAVRA SAMBA ERA SINÔNIMO DE MULHER. AGORA, JÁ NÃO É ASSIM. HÁ TAMBÉM O DINHEIRO, A CRISE. A MULHER E O DINHEIRO SÃO, AFINAL, AS ÚNICAS COISAS SÉRIAS DESTE MUNDO”.
“O COSTUME É A FORÇA QUE FALA MAIS FORTE DO QUE A NATUREZA,
E NOS FAZ DAR PROVAS DE FRAQUEZA”.
“ÀS PESSOAS QUE EU DETESTO, DIGA SEMPRE QUE EU NÃO PRESTO. QUE MEU LAR É UM BOTEQUIM, QUE EU ARRUINEI SUA VIDA E NÃO MEREÇO A COMIDA QUE VOCÊ PAGOU PRA MIM”.
BIOGRAFIA
NOEL ROSA NASCEU NO BAIRRO CARIOCA DE VILA ISABEL, NO DIA 11 DE DEZEMBRO DE 1910. ADOLESCENTE, APRENDEU A TOCAR BANDOLIM DE OUVIDO E TOMOU GOSTO PELA MÚSICA. ENTROU PRA FACULDADE DE MEDICINA, MAS LOGO O PROJETO DE ESTUDAR MOSTROU-SE POUCO ATRAENTE DIANTE DA VIDA DE ARTISTA, EM MEIO AO SAMBA E NOITADAS REGADAS À CERVEJA. COMPOSITOR, CANTOR, MÚSICO. NOEL É UM DOS MAIS IMPORTANTES ARTISTAS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.
EM POUCO TEMPO DE VIDA COMPÔS MAIS DE 300 MÚSICAS, ENTRE SAMBAS, MARCHINHAS, CANÇÕES... FICOU CONHECIDO COMO "O POETA DA VILA".
EM 1934 CASOU-SE COM LINDAURA, MOÇA DA ALTA SOCIEDADE, MAS TINHA VÁRIAS AMANTES E PASSAVA NOITES PELOS CABARÉS CANTANDO, BEBENDO E FUMANDO.
SEM DINHEIRO, VIVIA À CUSTA DE POUCOS TROCADOS QUE RECEBIA DE SUAS COMPOSIÇÕES E DO AUXÍLIO DE SUA MÃE. MAS TUDO QUE GANHAVA ERA GASTO COM MULHERES E BEBIDA.
ISSO ACELEROU UM PROCESSO CRÔNICO PULMONAR QUE ACABOU EM TUBERCULOSE.
MUDOU-SE COM A ESPOSA PRA BELO HORIZONTE, PRA SE RECUPERAR, NA VOLTA AO RIO DE JANEIRO, ACHANDO-SE CURADO, NOEL RETORNA A VIDA BOEMIA.
E NO DIA 4 DE MAIO DE 1937, COM APENAS 26 ANOS DE IDADE, MORRE POR CONTA DA DOENÇA.
INTÉRPRETES – COMPOSIÇÕES - INFLUÊNCIAS
NOEL ROSA É UM MESTRE DE COMPOSIÇÕES E COM ISSO, VÁRIOS ARTISTAS BRASILEIROS DE GRANDE NOME GRAVARAM SUAS OBRAS.
FOI REFERÊNCIA BÁSICA PARA SEUS CONTEMPORÂNIOS E SUCESSORES.
COMEÇANDO POR SUA OBRA MAIS FAMOSA, “COM QUE ROUPA?” QUE ALÉM DE UM SAMBA BEM-HUMORADO,