nobert elias
O objetivo desta atividade é aproximar você da teoria sociológica desenvolvida por Norbert Elias, sendo relevante por lhe proporcionar uma reflexão crítica sobre ela.
Especialmente, é importante você analisar o que sociólogo fala a respeito da relação entre a sociedade e o indivíduo e a analogia que é possível fazer entre o que ele chama de processo civilizatório e a educação, especialmente, das crianças.
Passo 01: Analise a seguinte colocação de Norbert Elias:
“(...) a conduta e vida instintiva da criança são postas à força, mesmo sem palavras, no mesmo molde e na mesma direção pelo fato de que um dado uso da faca e do garfo, por exemplo, está inteiramente firmado no mundo adulto - isto é, pelo exemplo do meio. Uma vez que a pressão e coação exercidas por adultos individuais é aliada da pressão e exemplo de todo mundo em volta, a maioria das crianças, quando crescem, esquece ou reprime relativamente cedo o fato de que seus sentimentos de vergonha e embaraço, de prazer e desagrado, são moldados e obrigados a se conformar a certo padrão de pressão e compulsões externas. Tudo isso lhes parece altamente pessoal, algo “interno” implantado neles pela natureza.”
(ELIAS, N. O Processo Civilizador. Formação do Estado e civilização.
Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Zahar, 1993, p. 134)
Agora, no capítulo 5 do livro-texto, “A Sociologia Figuracional de Norbert Elias”, escrito por Carlos da Fonseca Brandão, analise a conclusão do autor sobre a denominada sociologia figuracional desenvolvida por Elias: “(...) as estruturas psicológicas individuais e as estruturas sociais só podem ser analisadas como uma ‘interação indissolúvel’, formando figurações interdependentes.” (BRANDÃO, 2006, p. 91)
Com base nestes dois trechos, elabore uma breve reflexão sobre como Norbert Elias descreveu a relação entre o indivíduo e a sociedade.
Importante: Seu texto deverá ter, no máximo,