No Resumo De Arnaldo Sampaio Nos Traz A Vis O Da Fil Sofa Hannah Arendt

477 palavras 2 páginas
No resumo de Arnaldo Sampaio nos traz a visão da filósofa Hannah Arendt, que abordou de maneira ímpar as possíveis origens dos levantes antissemitismo, o imperialismo e o totalitarismo que ocorreram nos tempos da guerra fria e no pôs guerra.
No pensamento de Hannah Arendt sobre direitos humanos. Podemos observar que a princípio, os Direitos Universais pertencem a todos os indivíduos independentemente de sua nacionalidade. Contudo, o fluxo da história nos faz abrir vistas para o cenário político e a expansão de ideologias totalitárias que criaram precedentes para uma massa de homens destituídos de quaisquer direitos. Arendt enfatiza que a expansão das ideologias raciais acaba transformando-se em políticas de Estado, nesse sentido, os Direitos Humanos podem vir a se confundir com Direitos dos Cidadãos. A partir das duas grandes guerras mundiais, há uma ruptura dos direitos humanos, trazendo o olhar da autora para o tipo de comportamento humano ocorrido dentro desse contexto, que será a base ideológica para os Estados Europeus, principalmente sob o comando do nazismo. O que se precede do período pós-bélico, é a formação de indivíduos excluídos do sistema, os apátridas, sujeitos que não pertencem à nação nenhuma.
Se a Nação era o garantidor dos Direitos dos Nacionais ante a soberania de outros Estados, os apátridas, como afirma Arendt, poderiam ser dispostos pelos governantes como estes assim quisessem, já que não faziam parte de país nenhum, ocorrendo a desnacionalização em massa. Porém esses apátridas também buscavam seus direitos ancorados na natureza humana do seu direito de ser. É necessário observar que a partir do texto, nasce a convicção de que o fato de pertencer à raça humana não faz do ser humano um sujeito de direitos, e que o atributo moral da pessoa humana está em segundo plano em detrimento da norma positivada. Arendt busca enfatizar dentro da moral universalista uma construção política que se digne a dar ao ser humano o direito a ter direito pela mera

Relacionados