No que interferiu a chegada dos portugueses ao Brasil
Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal.
As primeiras tribos a avistá-los foram os Tupinikim, que tinham aldeia onde é hoje Porto Seguro, na Bahia. Esse contato causou um impacto muito forte nos Tupinikim, já que ficaram admirados pelas grandes caravelas, e mais ainda ao ver o homem branco, de barba e vestido da cabeça aos pés. Os portugueses também ficaram impressionados, podemos perceber através de um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha, responsável oir descrever tudo a respeito da nova terra ao Rei de Portugal: “Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhe cobrisse as vergonhas. Traziam às mãos arcos e setas.”
Os primeiros contatos entre os indígenas e os portugueses foram amigáveis. Pedro Álvares Cabral chegou até mesmo a convidar os índios para conhecer sua embarcação. Segundo a carta de Caminha, os índios apontavam para o colar de ouro de Cabral, e depois apontavam para o chão. Caminha intepretou esse gesto como um aviso de aquela terra tinha