No estranho planeta dos seres audiovisuais
No começo do programa ele deixa claro a diferença entre áudio e visual e o que acontece quando os dois se juntam, o programa indica que antigamente era preciso ter equipamentos de ponta para fazer gravação de qualquer tipo de vídeo, ou precisava ter uma equipe de produção para deixar o vídeo do jeito que o cliente gostaria, o que convenhamos não era muito barato. Depois da tecnologia ter avançado tanto, você pode fazer a gravação até do seu celular, que não precisa ser o top de linha.
O Programa continua falando agora com uma apresentadora que pensa áudiovisualmente que para você assistir um filme no começo do século 20 você precisava de um projetor, uma sala de cinema, vários rolos de filme, um “tiozinho” tocando piano e uma tela, nos anos 80 ficou tudo mais simples, você só precisava de uma televisão, um VHS, uma Fita cassete, um cabo RCA, duas tomadas e uma fita de vídeo. Hoje com a tecnologia você assiste qualquer coisa que você quiser no seu Smartphone, no seu relógio... ou seja é praticamente impossível falar de audiovisual sem a tecnologia.
Segundo o professor Arlindo Machado, o Audiovisual é a nossa forma de comunicação desde a Pré-história, onde eles pintavam as imagens em movimento, e até hoje vem se aperfeiçoando esta técnica, parece que os seres humanos têm uma necessidade de representar o que vê. Ele ainda comenta que os seres humanos estão aprendendo a pensar de forma áudiovisualmente e que estamos construindo uma nova forma de pensar, como