No Es B Sicas De Agricultura Sebenta

16025 palavras 65 páginas
Noções Básicas de Agricultura

1. Clima
1.1. Grupos de Climas segundo Köppen:






A – Climas tropicais: Caracterizados por não terem estação fria.
B – Climas secos: Caracterizados pelo predomínio da evaporação sobre a precipitação. C – Climas temperados: Localizam-se nas latitudes médias, Invernos pouco frios.
D – Climas frios ou continentais: Caracterizados pelo Inverno muito frio.
E – Climas polares: Sem estação quente.

1.2. Clima temperado:
O clima temperado pode subdividir-se em: o Ca – Clima subtropical húmido: Caracterizado pelo Verão quente, chuvas em regra distribuídas por todo o ano de maneira mais ou menos uniforme. o Cb – Clima temperado marítimo: Caracterizado por Verão fresco, Inverno relativamente clemente, por causa da influência marítima. o Cs – Clima mediterrâneo ou subtropical seco: Caracterizado por ter o Verão seco, sendo o único clima do Mundo sem chuvas no Verão. o Cw – Clima tropical de altitude: Caracterizam-se por terem pelo menos um mês com temperaturas inferiores a 18º, consequência evidente da altitude.
1.3. Clima mediterrâneo ou subtropical seco:
Segundo Köppen, para um clima ser classificado como mediterrâneo ou subtropical seco, o seu mês mais seco deve ter menos de 1/3 da precipitação do mês mais chuvoso e as chuvas do mês mais seco devem ser inferiores a 30 mm.
Encontra-se a latitudes de 32® até 43®, nas margens do mar mediterrâneo, Califórnia e sul da Austrália, em pequenas manchas no Chile e na África do Sul, Grécia, Itália, França continental e em 63% de Espanha.


Desvantagens para a agricultura: o o

A falta de chuvas no Verão e parte da Primavera. No Sul de Portugal, as chuvas em regra são muito insuficientes e irregulares em Maio e faltam até
Setembro. Como a conjugação calor/humidade é o principal fator de crescimento das plantas, o desencontro destes elementos no nosso clima esteriliza a estação de maiores temperaturas por falta de humidade nos horizontes superiores do solo.
As precipitações concentram-se na

Relacionados

  • A nova escola penal
    57177 palavras | 229 páginas