No Ano De 2008 Foi Sancionada A Lei Seca
Em virtude do alto índice de mortes em trânsito causadas pelo excesso de velocidade em consequência da embriaguez, a Lei Seca passou a ter tolerância zero a partir de 2012. Visando preservar a vida do cidadão, as campanhas educativas em concomitância das blitz nas estradas contribuíram, indubitavelmente, para que o número de acidentes e mortes diminuíssem.
Em contrapartida, questiona-se a eficácia da Lei, visto que existem artifícios capazes de dribla-la, como aplicativos de ‘’smartphones’’ que sinalizam os locais das blitz, por meio de informações de outros usuários.
No que concerne à isonomia da Lei Seca, observa-se um peso distinto que a Justiça dá a réus de acordo com o poder aquisitivo, a exemplo do filho o empresário multimilionário Eike Batista que, em 2015, foi absolvido do crime cometido pelo mesmo, em que matou uma mulher no acidente de trânsito que se envolveu em meados do ano de 2012.
Os efeitos da Lei Seca no Brasil ainda não são tão efetivos quanto o esperado. O Estado deve garantir a correta aplicação da Lei, criando mecanismos de fiscalização e tratando com isonomia os condutores que infligissem tal lei. Bem como, deve haver por parte dos jovens e adultos, um senso de responsabilidade na condução de seus veículos.